Há uns dias vi este post no “Diário da Chris” que me inspirou a fazer também uma reflexão sobre os clássicos que gostava de ler brevemente (ou seja, nos próximos meses ou anos). Confesso que não é um género literário a que recorra frequentemente, e os escolhidos deste ano também não estão a ajudar muito… “Madame Bovary“, “O Grande Gatsby” e “Tempos Difíceis” foram interessantes mas nada que me arrebatasse. Algo que espero que não aconteça com os oito clássicos que quero muito ler.
- Os Buddenbrook – por alguma razão fico sempre curiosa com livros que retratam múltiplas gerações de uma família que ruma em direcção à ruína. Não sei por que espécie de traumas é que passei na vida, mas vivo para ler sobre a desgraça alheia.
- Guerra e Paz – sinceramente não faço ideia nenhuma do que trata a história deste livro, nem sequer a que tipo de guerra está a iludir. E sabem que mais? Não preciso de saber, é um romance histórico épico, é tudo o que necessito.
- Nossa Senhora de Paris – este é, possivelmente, o único livro desta lista que tenho quase a certeza de que não vai ficar preferido. Para além de ser altamente descritivo, tem também um plot que penso que não me vá chamar muito a atenção. Mas confesso que estou a tirar esta conclusão baseada no filme da Disney que eu não gosto muito mas que também tem pouco de adaptação fiel.
- O Fantasma de Canterville – é certo que “O Retrato de Dorian Gray” está longe de ser um dos meus clássicos preferidos (embora esteja a precisar de uma releitura) mas fiquei muito fã das personagens e da escrita sardónica do autor. À falta de mais romances publicados, tenho de passar aos contos publicados pelo autor, e esta colectânea é de longe a mais famosa.
- A Guerra dos Mundos – quem nunca ouviu falar do famoso programa de rádio que adaptou o livro de H.G.Wells e deixou boa parte da população em alvoroço, a achar que estava mesmo a ser invadida por marcianos? Só esse facto é suficiente para me deixar curiosa com o livro, e olhem que eu não sou nada de ficção científica.
- O Alienista – uma novela humorística do famoso escritor brasileiro Machado de Assis que ainda me é desconhecido. Caiu no meu radar quando vi a opinião da menina do canal “Ler Antes de Morrer“, um dos melhores canais literários do Youtube, na minha opinião.
- Singela Proposta – talvez mais conhecido pela obra “As Viagens de Gulliver“, Jonathan Swift deixou também vários textos satíricos, tendo mesmo cunhado o termo “Swiftian” para designar trabalhos mais irónicos e de humor seco. Parece-me óptimo para me iniciar com este autor irlandês.
- O Apelo Selvagem – um livro que só soube que existia até há uns meses atrás quando ouvi falar da adaptação cinematográfica. Não sei muito sobre a história mas tem um cão fofinho, é tudo o que me importa.
Será que ainda leio algum este ano? Algo me diz que não, mas a intenção é sempre boa. Há algum destes que também vos desperte o interesse?
Também gostava de ler Guerra e Paz e A Guerra dos Mundos
Curiosamente são dois clássicos que não vejo a serem muito falados 🙂
Toca a ler isso, vou tentar fazer o mesmo xD
vontade a gente tem, mas arranjar tempo e disposição, esse é o verdadeiro desafio! :p
Olá Sónia 🙂
Todos os dias somos bombardeados com novidades e livros interessantíssimos, às vezes acabo por me "esquecer" dos clássicos que já tenho cá por casa… não é fácil ^.^
Li o "Ana Karenina" há cerca de dois anos, confesso não ter ficado grande fã, tenho mais expectativas para com o "Guerra e Paz" 😀
Beijinhos!