Quem vagueia pelos meandros da blogosfera literária há tempo suficiente lembrar-se-á com certeza de uma menina chamada Catarina, dona do blogSede de Infinito” e do canal de Youtube homónimo. Infelizmente, poderão ter também reparado que há largos meses que o site deixou de estar disponível nas Internetes e que o único “Sede de Infinito” que os motores de busca nos sugerem hoje em dia parece ser um blog de brasileiro sobre as Sagradas Escrituras e as epifanias do Senhor. Por enquanto, graças ao WaybackMachine, ainda podemos ter uns vislumbres do que outrora foi um espaço de renome nesta nossa pequena comunidade mas, até ver, não me parece haver planos de retorno da nossa comadre e resta-nos prosseguir as nossas vidas apenas com a esperança de que um dia a mesma voltará.

Mas por que raio estou eu a perder tanto tempo a discorrer sobre o blog da Catarina? Porque no início do ano passado foi lançada uma iniciativa dela que me entusiasmou bastante – um bingo dos clássicos! E gostei tanto que vou repetir a experiência este ano e achei por bem, mesmo não estando ela presente, deixar os devidos créditos à responsável pela ideia original.

Aqui elenco os clássicos que li em 2018 para esse mesmo projecto. Em termos de leituras, correu muito bem. Já o mesmo não se pode dizer do bingo em si, pois mesmo considerando as variações heréticas que permitem a utilização das diagonais, foi um fracasso. Mas ei-los então:

Uma dezena de livros bem deleitosa, com destaque para os dois que mais me surpreenderam pela positivaJane Eyre e O Monte dos Vendavais – e os dois que mais me desiludiramAna Karenina e O Som e a Fúria. Sinto que deveria dedicar alguns posts especiais a pelo menos parte desses quatro livros, nomeadamente aos dois últimos.

Por alguma razão, sinto sempre maior necessidade de falar dos livros de que gosto menos, como que para tentar justificar-me aos olhares críticos alheios. Ainda para mais tratando-se estes de clássicos! Todos sabemos a blasfémia que é pronunciar-nos hoje em dia contra a qualidade ou a validade de algum exemplar de literatura clássica. Deus nos livre de não compreender a mensagem ou a crítica subjacente a um livro dessa categoria – quando tal acontece, ou somos uns energúmenos ou precisamos de reler com mais atenção.
Não são maravilhosos os estereótipos que se vão construindo no mundo literário?

 
Bom, deixemo-nos de disparates. Antes de terminar, deixo-vos com a lista com que me saí para o cartão do Bingo deste ano. Tenho algumas reticências em relação a, pelo menos, dois títulos: “Crime e Castigo“, que me parece demasiado grande e intricado, e “As Mil e Uma Noites” que é simplesmente uma história de que raramente oiço falar e que não me desperta assim tanta curiosidade. Quanto aos restantes, estou bem confiante de que me vou conseguir atirar a eles.

Por hoje me despeço. Por favor, deixem por aí sugestões sobre os vossos clássicos preferidos e partilhem opiniões. Nem tem necessariamente de ser sobre aqueles que figuram a minha lista – o cartão é meu e tenho a liberdade para o alterar quando bem me apetecer! Ajudem esta pobre alma que nunca foi capaz de ganhar um raio de um jogo de Bingo sem batota. Conto com vocês.

    8 Comments

    1. Gostava muito do blog da Catarina e tenho pena de ela ter desaparecido. Lembro-me deste desafio mas não participei. Espero este ano ler pelo menos 6 clássicos. O meu clássico preferido é Jane Eyre e vi que também deste 5* 🙂 Beijinhos***

    2. Verdade, ainda para mais quando ela tinha tantos gostos similares aos meus!
      Gostei muito de Jane Eyre! O "A Volta ao Mundo em 80 Dias" é também dos meus preferidos, infelizmente parece que não conquistou muita mais pessoas :c

      Espero que consigas! Eu continuo a achar que sou capaz de ler os 12 😀
      Beijinhos 🙂

    3. Não cheguei a conhecer o blogue da Catarina, mas gostei desta iniciativa 🙂
      Dos clássicos que escolheste para 2018, tenho imensa curiosidade em relação a O Monte dos Vendavais. E quero muito ler Romeu e Julieta e A Volta ao Mundo em 80 Dias.
      Relativamente a 2019, escolheste dois livros da minha vida: O Principezinho e Orgulho e Preconceito. Serão sempre os meus favoritos. Também recomendo imenso Capitães da Areia, está incrível

    4. Adoro "A Volta ao Mundo em 80 Dias", é bem simples 🙂

      Na verdade, tanto o "Principezinho" como "Orgulho e Preconceito" serão releituras 😀 Gostei muito do livro da Jane Austen e apetece-me ler de novo, quanto ao Principezinho é que não me lembro de quase nada.
      Muita gente tem recomendado "Capitães da Areia" mas parece que nunca tenho vontade de lhe pegar, não sei porquê 🙁 Mas também não me quero forçar a ler nada.

      Teremos de esperar 😀 Beijinhos e boas leituras

    5. Sinceramente tenho imensas saudades de ler, não me faltam livros para ler, falta é tempo :s

    6. O melhor ritmo de leitura é aquele que melhor se adequa a cada um! Um capítulo por hora, um capítulo por semana, cada um lê quando pode 🙂
      Que tal tentar começar a ouvir audiobooks? 😀

    7. Olá! Não conhecia o teu blog mas já fiquei fã 😀 Vou seguir, beijinhos e boas leituras.

      Blog: The Choice | Instagram

    8. Obrigada, vou seguir também 🙂

      Infelizmente a vida tem andado complicada e a vontade de escrever é escassa… mas não desisti ainda! Beijinhos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *