Acho que por esta altura uma publicação deste tipo já nem carece de introdução, afinal, toda a gente já sabe do que se trata um bullet journal. Mas vamos relembrar: teoricamente, um “bujo” é um método de organização pessoal que permite coligir planeamentos, lembretes, listas, notas e outras tarefas num só caderno. Na realidade, é mais uma boa oportunidade para nos sentirmos inferiores e desadequados assim que começamos a comparar os nossos modestos rascunhos com as obras de arte que algumas pessoas fazem nos seus journals.

Como não sou pessoa de virar costas a desafios (na verdade sou mas este tipo de frase soa sempre bem), decidi ignorar a inexistência da minha veia artística e reservar o ano de 2021 para a estreia do meu primeiro bullet journal. Não queria que fosse demasiado simplório nem demasiado elaborado; o objectivo era atingir o equilíbrio perfeito entre o elegante e o prático, algo que me desse prazer de olhar e folhear mas que não me levasse uma tarde inteira de Sábado a preparar.

Não sei se já atingi esse patamar mas devo confessar estar muito orgulhosa do meu desempenho até ao momento. Só tenho três grandes temas, para já, a que pretendo fazer tracking: finanças, leituras e hábitos diários. Ainda não encontrei a melhor maneira de organizar as leituras e as compras de cada mês mas em relação ao resto, estou satisfeita.

Divisórias e Bonecada

Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/614671049142059128/
Para começar um bujo só precisamos de duas coisas: um caderno e um lápis. Ou pelo menos assim era na concepção original. Hoje em dia parece que precisamos de hipotecar a casa para poder comprar todas as canetas espectaculares e os mil e um marcadores diferentes para ter uma coisa minimamente apresentável.
 
Não se exaltem, estou a brincar. Com o pouco material que tinha em casa e com uns trocos gastos na Staples consegui fazer uns desenhos bem razoáveis, para os meus padrões. De momento estou só a colocar algum trabalho artístico nas divisórias do mês e não devo ir muito para além disso. Quer dizer, cheguei a encomendar uns autocolantes decorativos no AliExpress mas todos sabemos que só devem chegar lá para o Natal de 2023.
 
Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/616359899002802254/

Finanças

Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/141933825746529920/
Finanças e budgets e planeamentos monetários são coisas que oiço muita gente recomendar fazer em formato digital. E eu também já o tentei: Excel, Notion, plataformas especializadas de gestão de contas, experimentei todos. Não fiquei deslumbrada com nenhum mas, honestamente, acho que o cerne da questão está no facto de eu não saber bem o que quero monitorizar aqui.
 
Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/408560997450312865/
Apesar de já ganhar o meu dinheiro há uns anos ainda me sinto uma incompetente no ramo financeiro. Sou poupadinha e responsável, forreta q.b., mas sinto que podia potencializar ainda mais os meus rendimentos se despendesse um pouco de tempo a aprender sobre o tema.
 
Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/18788523435313030/

Haverá tempo para pensar nisso, eventualmente. Agora é chorar um bocadinho e ver os números a cair enquanto a casa nova não fica pronta. Entre escrituras, comissões de conta, comissões não sei do quê, obras, mobílias, não vai sobrar muito espaço para grandes poupanças. Por isso, por enquanto, o meu registo de finanças manter-se-á assim bem simples.

 

Hábitos

Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/179862578859751391/
O meu registo de hábitos é muito conciso, consiste numa página por mês com seis actividades que eu queira monitorizar. Não precisam de ser sempre as mesmas; por exemplo, em Fevereiro troquei o bloco de dias em que lavei roupa por um bloco de dias em que assisti a aulas do Udemy. É uma questão de me ir adaptando a novas prioridades que vão surgindo.
 
O que não falta no Pinterest são ideias de diagramas para registo de hábitos (também chamados mood trackers) por isso têm muito por onde se inspirar. Eu queria uma coisa mesmo fácil e rápida de fazer e de preencher e por isso optei por este design quadriculado. Recomendo bastante.
 

Leituras

Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/72831718966606673/
Esta é a parte do bullet journal sobre a qual estou mais dividida. Há páginas das quais gosto bastante (principalmente as de planeamento mais genérico ou anual) mas ainda não descobri uma boa maneira de listar os livros que leio ou que compro num mês. A tentativa de Janeiro ficou atroz, a de Fevereiro está um bocadinho menos pior mas ainda longe do que sinto ser capaz de conseguir. A minha criatividade está a falhar-me, ou melhor: o Pinterest está a falhar-me.
 
Ideia original: https://www.youtube.com/watch?v=_a6sOed6v_Y&t=267s
Pelo menos posso dizer que estou muito contente com o resultado final das páginas de registo de géneros literários e de títulos que tenho por ler. É quase um milagre que aquilo tenha saído assim tão bem.
 
Apesar de eu nem ser uma pessoa que leia muitas séries decidi adicionar um tracker para elas, incluindo mesmo algumas nas quais não pego há muuuuito tempo. Até pode acontecer que me traga motivação para as continuar… quem sabe?
Ideia original: https://www.pinterest.pt/pin/636063147357801855/

E é isto.

Hoje ficamos por aqui. Se, daqui a uns meses, me parecer que vale a pena fazer uma actualização do meu bullet journal, fá-lo-ei. Sei que é comum neste tipo de publicação identificar também o rol de material que se utiliza mas, sinceramente, no meu caso acho que nem vale a pena. O caderno foi-me oferecido numa troca de prendas no Natal e é da marca Legami. É decente, mas preferia que fosse um bocado mais largo. Muita da restante parafernália que uso já fazia parte da mobília antes de me meter nisto e ainda não tenho opinião formada sobre os novos membros da família. De novo, se tiver novidades sobre isto, escreverei por aqui também.
 
Sei que isto dos bullet journal tem andado muito na moda nestes anos mais recentes por isso é bem provável que entretanto alguns de vós se tenham aventurado neles também. Se for esse o caso, estejam à vontade para partilhar comigo as vossas páginas preferidas bem como onde é que se inspiram para as fazer (sim, estou muito necessitada de ideias!).
 
Até à próxima!

3 Comments

  1. Wooow achei tão criativooo!! Ficou tão giro!! Adorei!!!

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *