Podcasts que ando a ouvir

Atrasada (como sempre), decidi vir hoje falar dos podcasts que tenho andado a ouvir nestes últimos meses – até anos, em alguns casos. Será que isto ainda está na moda? Há coisa de ano e meio comecei a ver vários influencers a falar mais sobre este tipo de media, mas a pandemia parece ter abrandado esse entusiasmo todo (ou é só impressão minha?).

De qualquer modo, deixo aqui o meu top de preferidos, sem nenhuma ordem especial. Ainda sou muito novata nisto e conheço muito poucos (e também sou muito esquisita), por isso, fiquem à vontade para me deixar as vossas recomendações, seja qual for a categoria.

Hodor Cavalo (Miriam Castro & Flávia Gasi)

O primeiro podcast que comecei a ouvir assiduamente – claro que tinha de ser sobre livros! O Hodor Cavalo é o programa semanal de duas meninas brasileiras onde se discute a obra “As Crónicas de Gelo e Fogo” de George R. R. Martin, capítulo a capítulo. Há já uns tempos que queria reler a série em inglês e este podcast tem-me motivado bastante, para além der ser muito informativo sobre a história de Westeros.

Segundo Podcast (Dário Guerreiro)

Eu comecei a seguir o Youtube português bem cedo (há muito, muito tempo, era eu uma criança…) e um dos dinossauros da plataforma que gosto de seguir até hoje é o Dário Guerreiro, um algarvio de 1.50m que há um tempo decidiu criar um podcast para falar de tudo e de nada. Alternando entre convidados ecléticos e episódios de conversa de café, o Dário dá-me uma hora semanal de boa disposição e entretenimento.
No início deste ano conheci o “banana-papaia“, um podcast inserido no canal “Maluco Beleza“e confesso que ao fim de dois episódios, não tinha ficado fã, maioritariamente devido à Joana Gama, uma das apresentadoras. Mas quando soube que a humorista estava a lançar um projecto a solo, decidi dar uma segunda oportunidade, e ainda bem que o fiz. Em Psychoterapia, a Joana mantém o seu tom irónico e até grosseiro mas ao mesmo tempo leva-nos numa viagem de experiências com a ansiedade, a auto-estima e a depressão. Uma agradável surpresa, sem dúvida.

Já seguia a Mafalda há vários anos no seu blogMalmequer“, mais um de tantos que ao longo dos últimos anos tem vindo a ficar esquecido em detrimento dos Instagrams desta vida. No seu podcast Sobremesa, a Mafalda traz sempre um convidado com quem debate um tema específico – música, amor, traições, viagens, há de tudo. Um dos pontos fortes, para mim, é que os episódios são grandes, para cima de uma hora, e passam sempre a voar porque a conversa é sempre muito fluída e bem conduzida.

Acho que este dispensa apresentações, visto que está nos tops de toda a gente, correcto? Fiquei a saber dele no blog da Rita da Nova que já estava a seguir na altura e desde então não perco um episódio. Alternando entre convidados “terapeutas” e episódios de resposta a e-mails dos ouvintes, a Rita e o Guilherme vão explorando vários aspectos da vida de casal e das relações em geral, sempre de forma honesta e divertida. Merece todo o reconhecimento que tem tido!

A seguir ao Hodor Cavalo este é o podcast mais antigo da minha biblioteca e, sinceramente, já nem me lembro como é que o descobri. Sendo eu uma pessoa que não acompanha os tablóides nacionais, é graças a estes dois que fico a par das polémicas e das notícias da semana, sempre com os comentários engraçados do Guilherme e as instrospecções mais sérias do Hugo. Um equilíbrio perfeito que se consome muito bem, quase me faz desejar ser madrinha no Patreon para ter acesso a mais episódios. Quase.

A Páginas Tantas / Ponto Final, Parágrafo

Claro que não podia deixar de mencionar os podcasts literários nacionais que mais gosto de ouvir, e que são tão diferentes entre si. A Páginas Tantas é uma rábula da Antena 1 que conta com as escritoras Inês Pedrosa, Patrícia Reis e Rita Ferro a discutir de forma mais erudita várias temáticas literárias, desde autores específicos a listas de livros. O Ponto Final, Parágrafo acaba por ser menos formal mas nada disso lhe tira qualidade. Em cada episódio, Magda Cruz convida alguém com um papel mais ou menos relevante no mercado editorial português para falar de obras preferidas e de qualquer coisa relacionada com livros. Estes são aqueles podcasts que não sigo tão assiduamente, confesso, porque nem todos os episódios me despertam interesse, mas não podia deixar de recomendar.

Qualquer dia é muito tempo (Bárbara Cardoso)
A Bárbara foi uma das convidadas do podcast do Dário e desde esse episódio que fiquei “” e a comecei a acompanhar no Youtube onde também publica os episódios semanais do seu podcast. Apesar de ser ainda uma “miúda” nova, é bastante madura, eloquente e down to earth. Veganismo, machismo, vida de casal em Lisboa são temas recorrentes e, depois das mais recentes notícias, de certeza que vamos ouvir falar muito mais de maternidade 👶.

Queria ainda mencionar mais três podcasts literários portugueses que estão agora a começar: “Fora da Estante“, “Viagens pelos Livros” e “A Hora das Deusas“. Como têm muito poucos episódios ainda não tenho uma opinião formada, mas partilho na mesma para que vocês também possam começar a acompanhar.
Vamos lá ver como estamos daqui a um ano; já me terei cansado disto tudo e terei reformulado toda a playlist? Ou manter-me-ei fiel ao meu conformismo e continuarei a ouvir tudo igual? O tempo o dirá.

2 Comments

  1. Da tua lista, sou acompanhante assídua do Sobremesa e do Terapia de Casal. Alguns dos meus preferidos (além desses dois) são Sozinho em Casa, The Why Factor e o Stuff You Should Know 🙂

  2. Já segui o "Stuff you should know" mas ainda me custa ouvir podcasts em inglês, sinto que não absorvo muita coisa :/ Por esse motivo também não me puxa o "The Why Factor". São formatos que prefiro ler ou ver no youtube 🙂
    Também já ouvi alguns do "Sozinho em Casa" mas acho que não me ia acrescentar grande coisa.

    Beijinho Inês, obrigada pelas sugestões 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *