Sempre gostei de ler thrillers (nada de original nisso) mas desde que me ofereceram um Kindle que isto anda a ficar fora de controlo. Apesar de gostar de os ler confesso que não gostava tanto de os comprar porque, sinceramente, ao fim de ler uns poucos começam-me a parecer todos iguais e a ser mais usados para me curar de ressacas literárias. Mas quando a Amazon me presenteia com livros a 2€, não dá para fechar os olhos (juro que isto não é um post publicitário).
Hoje falo-vos de três e-books de género mistério e thriller que li recentemente e que me impactaram de diferentes formas. Peço desde já desculpa pelo excesso de inglês neste blog tão português mas foram todos comprados no Kindle na língua original (lá está, as grandes promoções 🤷♀️). Peço a vossa compreensão.
O Bom – The Puppet Show
Eis um livro que foi relativamente bem aclamado em Portugal mas que não cheguei a ler na altura das grandes emoções. É o primeiro livro da série do polícia Washington Poe (na América não há muitas restrições aos nomes que se pode dar a um bebé pois não?!) cujo enredo consiste na investigação de uma sequência de homicídios onde as vítimas são queimadas vivas.
Surpreendeu-me pela positiva, gostei imenso de como a justificação para os crimes foi sendo gradualmente desvendada e também fiquei fã da dupla de detectives que para mim, honestamente, costumam ser adereços neste tipo de livro. Neste caso até fiquei com pena por não haver mais cenas dedicadas a eles.
Quanto ao culpado, foi uma desconfiança minha desde relativamente cedo na história mas tal não contribuiu de forma nenhuma para me estragar a leitura. O que só comprova ainda mais de que é uma obra bem escrita e envolvente que mereceu as minhas 5 ⭐
O Mau – Before She Knew Him
Estão familiarizados com o termo “one-hit wonder“? Mais ligado ao mundo da música, costuma usar-se para denominar pessoas ou entidades que ficam conhecidas por um só grande tema de sucesso, como a dupla Los del Río e a sua Macarena. Começo a achar que o “Aqueles que merecem morrer” é a Macarena do Peter Swanson. Claro que com tanto alarido à volta desse livro, acabou por ser o primeiro título do autor que li. Gostei bastante, claro; infelizmente até hoje nenhum outro livro do Peter lhe chegou perto.
“Before she knew him” é um pouco diferente do ordinário na medida em que sabemos desde o início quem é o culpado dos crimes e o que fazemos é seguir outro protagonista a tentar tirar sentido das pistas. Claro que há mais algumas surpresas para o final mas para mim foram insuficientes para me fazer querer saber da progressão da história. Não é, de todo, um livro terrível, é só mais um título no mundo que não traz nada de novo às nossas vidas. Podem passar à frente.
A Surpresa – Wayward Pines
Antes de ter dado com esta série no Kindle (a trilogia ficou-me por uns 6 euros!) nunca me tinha interessado por ela. Por alguma razão estava convencidíssima de que era uma espécie de policial com um detective qualquer a resolver crimes estranhos. Mas nada disso. “Wayward Pines” é uma trilogia thriller de ficção científica e também distopia que me deixou muito empolgada durante toda a leitura. Pelo menos o primeiro volume, onde acompanhamos o protagonista Ethan Burke numa jornada para perceber o que diabos se passa na pacata cidade de Wayward Pines da qual ele não tem memória de conhecer e da qual está inabilitado para sair.
É impossível parar de ler até obtermos todas as respostas. O segundo e o terceiro livro achei mais fracos e até aborrecidos (apesar de serem carregados de acção) mas recomendo a leitura da colecção completa. E gostei tanto da premissa inicial que decidi tentar revivê-la através da série de televisão que fizeram há uns anos. Péssima decisão, não façam isso. Leiam os livros e dêem-se por satisfeitos.
E porque sou uma alma caridosa, ainda vos deixo aqui mais uns títulos que li este ano e que vos quero aconselhar também. Sejam simpáticos e partilhem também as vossas recomendações! 😉
- The Good Samaritan (John Mars)
- A Cidade do Medo (Pedro Garcia Rosado)
- The Last Night Out (Catherine O’Connell)
Este post contém links de afiliado. Ao comprarem livros por esses links contribuem com uma pequena comissão para a minha pessoa o que me permitirá adquirir uma mansão em Aruba e uma ilha qualquer no Pacífico. Muito obrigado, deste lado vou continuar a sonhar.