Vamos ver durante quanto tempo vou conseguir manter esta novidade. É verdade, decidi organizar-me e começar a tomar uma nota mensal das entradas e eventuais saídas de livros cá de casa. E já agora, porque não, também dos gastos que vou tendo com livros. Gostava muito de diminuir a quantidade de livros que compro, não só porque tenho já muitos ainda por ler mas também porque estou a ficar sem espaço para os guardar. Para além disso, ando a ser acometida por pensamentos esporádicos de “Será que preciso mesmo de ter este livro na estante, quando tão facilmente o posso arranjar em e-book se me apetecer reler? E será que vou querer reler, sequer?“. Sempre fui acérrima fã do formato físico e, como tantos leitores, sempre tive o sonho de construir uma grande biblioteca em casa, estantes forradas do chão ao teto, quiçá até com um escadote deslizante. O que se passa então com a minha cabeça? Deixemos isso para uma conversa futura.
Comprei


Uma menina no Patreon da Dora estava a desfazer-se do seu exemplar de “A Casa dos Espíritos” da Isabel Allende por um preço simpático e decidi aproveitar, uma vez que se trata de uma lacuna na minha biblioteca. Comprei por 8€. Já o “Maus Hábitos” foi o livro escolhido para a leitura conjunta de Fevereiro no Patreon. Como me interessou a sinopse (e o tamanho do livro) adquiri novo, na Wook, por 13.88€. Não foi das minhas compras mais felizes porque infelizmente não o consegui ler a tempo de conseguir participar na discussão do livro. Mas fica para ler algures no futuro, espero.
Despachei
Tenho vindo aos poucos a adicionar alguns livros antigos à minha conta da Vinted mas ainda não sou muito popular por lá. Tudo certo, não tenho pressa nem preciso de dinheiro. Ainda assim, despachei um livro de culinária que tinha cá por casa e que sabia que nunca ia usar na prática – “Uma Pastelaria em Casa” da Rita Nascimento. Já no Trade Stories despachei um romance da Dorothy Koomson (um dos meus favoritos, na altura): “Os Aromas do Amor“. Foi uma autora que em tempos idolatrei mas que actualmente já não me faz sentido manter.
Entraram dois, saíram dois, estamos equilibrados. Mas o objectivo a longo prazo é ter mais saídas do que entradas. Vamos ver se a contenção é mais bem trabalhada no mês de Fevereiro.
Confesso que não sou capaz de me “desfazer” dos meus livros.
Ahh eu também dizia o mesmo, mas agora a necessidade aperta 🙂