Projecto Organize a Sua Casa – Últimas Semanas

Passaram-se algumas semanas desde a primeira actualização do projecto ‘Organize a Sua Casa‘, e acho que estamos em altura de fazer um novo balanço. Apesar de um dos objectivos ser seguir as dicas do livro que inspirou o projecto, as minhas primeiras tarefas teriam de ser necessariamente adaptadas ao facto de estar a lidar com a minha primeira mudança de casa.

Seguem então as tarefas a que me tinha proposto há umas semanas atrás, e o respectivo ponto de situação:

  • Fazer Lista de Mobília e Material a Comprar ✅
  • Escolher Software para Gestão das Finanças da Casa ✅
  • Comprar Televisões ✅
  • Organizar Caderno de Receitas ✅
  • Unhaul de Livros
  • Unhaul de Roupa
  • Limpar Chão e Paredes da Casa Nova ✅
  • Comprar Mobília Essencial ✅

Não está perfeito, mas está melhor do que eu esperava que fosse conseguir, sinceramente. Em mais ou menos 3 semanas, conseguimos tratar de adquirir praticamente toda a mobília essencial de que vamos precisar, nomeadamente para quarto, escritório e sala. Infelizmente, como tivemos a excelente ideia de começar a fazer isto em Agosto, a maioria dos fornecedores está de férias e só no final de Setembro é que começamos a receber o material em casa. Até lá, vamo-nos divertindo a fazer maquetas de possíveis disposições dos móveis nas divisões!

Quem diria que o meu namorado se safava tão bem em arquitectura de interiores?

Começa agora o ‘Como Sobreviver Numa Casa‘ quando só se tem um sofá, televisões e cozinha e casas-de-banho equipadas. O mais preocupante de tudo é que ainda não comprámos estantes!! Eu consigo viver sem uma cama para dormir, sem uma mesa para comer, até sem gás para tomar duche, mas sem ter onde dispor os livros ou os jogos, é tortura.

Claro que antes de começar a poder transportar mobília e tralha para o apartamento, foi necessário sacrificar algum tempo do fim de semana para limpar a fundo as superfícies da casa. Não gosto muito de julgar os comportamentos alheios, mas quando tenho de passar horas a varrer pêlos de animais, a esfregar paredes e a limpar manchas de gordura que não se percebe bem de onde poderão ter vindo, começo a questionar as liberdades que damos a algumas pessoas que não estão preparadas para viver em sociedade e respeitar o próximo. Mas bom, falando de coisas positivas, queria deixar aqui um sentido agradecimento a um grande amigo que nos acompanhou nestas tarefas de depuração da casa: ‘CIF Creme Limpeza Original‘, perfeito para paredes, linóleo, janelas e praticamente tudo o que lhe apareça à frente. Não teríamos conseguido sem ti, amigo! 👍

Finalmente, quanto ao software de gestão das contas da casa, optámos pelo ‘Firefly III‘, uma plataforma grátis e open-source que podemos instalar numa máquina nossa sem ter a necessidade de ceder dados a terceiros, desde os nossos e-mails aos nossos dados financeiros. Isso é uma tarefa que terá ainda de ser feita – provavelmente nas férias que estão aí a chegar! – mas creio que não será nem muito demorada nem problemática. Creio.

Pode não parecer nada de extraordinário, mas tem tudo o que nos interessa numa fase primordial: uma dashboard com gráficos de evolução das contas, possibilidade de criar budgets e categorias para cada despesa e até a definição de despesas periódicas (como a renda da casa) e a geração de relatórios personalizados. E acredito que possua ainda uma carrada de outras features que ainda não tive paciência para estudar.

A desvantagem é não ter (ainda?) uma versão mobile, que era também um dos nossos requisitos, mas outras alternativas estão a ser estudadas para essa vertente. Nos entretantos, vamos averiguando a validade desta solução e perceber se teremos ou não de ir procurar outra alternativa. Se alguém por aí tiver alguma sugestão, ficaria mais do que contente em ouvir!

Nas Próximas Semanas…
 
A próxima semana será ainda de trabalho mas depois serei recompensada com uma bela quinzena de descanso. Ou seria de descanso se eu não tivesse assuntos relacionados com a casa para tratar, isto se quiser mudar-me para lá definitivamente nos próximos dias. Mas, mesmo que acabe por ser cansativo, tenho a certeza que o resultado final e o facto de ir vendo as coisas a entrar nos eixos irá compensar todo o esforço! Eis então a lista de tarefas que me auto-propus fazer para as próximas semanas:
  • Comprar tachos, panelas e material para cozinhar
  • Comprar copos, loiça e talheres (o mais básico, para já)
  • Listar e comprar essenciais para a casa, desde a comida até às pastas de dentes
  • Começar a preparar uma estratégia de manutenção de marmitas e refeições no geral
  • Tratar das burocracias de alteração de morada
  • Unhaul de Livros
  • Unhaul de Roupas
  • Arranjar a bicicleta e organizar material de “ciclismo” e possíveis percursos

Com certeza terão reparado que ainda não fiz a prometida triagem de roupa e de livros mas garanto que está para breve. Na verdade, acho que já decidi que livros é que vou despachar… alguns até é possível que apareçam aqui num giveaway, algures. Just a thought. A roupa terá de esperar um bocadinho mais mas é certo que irá sofrer também uma bela limpeza.

Por agora é tudo. Estamos a meio da tarde de um Domingo e estou com os pés enfiados numa bacia de água quente numa tentativa de os aliviar depois de uma extensa viagem pelos corredores do IKEA… ontem. Felizmente foi uma demanda moderadamente frutuosa, mas tão cedo não me meto em aventuras parecidas calçada com sandálias de ir ao pêssego.

2 Comments

  1. Eu tenho TANTO de fazer um unhaul de roupas. Será feito ainda este ano de certeza! Foi um post muito interessante, gostei muito! Quando mudei de casa com o meu namorado as estantes também comprámos primeiro e tivemos quase 3 meses a dormir num colchão daqueles de encher xD
    *prioridades* 😛

  2. O unhaul de roupas foi mais difícil do que esperava! O de livros foi mais fácil, curiosamente :p Quase 2 meses depois, já recebemos a mobília toda que comprámos, mas ainda não há estantes suficientes! x) Ai ai…

    Obrigada por visitares! Beijinhos 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *